quinta-feira, 16 de março de 2017

Projeto Natanael Três

O que vem a ser o Projeto Natanael Três? É mais um método de evangelismo eficaz da visão MDA, onde todos os membros são compelidos a ganhar pessoas que fazem parte do seu. Podem ser amigos que você tem, que se relacionam com você, e que estão abertos para conhecer novas pessoas.
… Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê. Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu ti vi, quando estavas debaixo da figueira. Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás (João 1.45-47)
Neste texto o Pastor Abe desenvolveu o que chamamos de Projeto Natanael Três, que visa abordar três amigos para despertar neles o desejo de conhecer o Salvador. Sem debates teológicos ou filosóficos, mas sempre levando a pessoa desfrutar de amor e atenção.

Propósito do projeto Natanael Três
O Projeto Natanael Três tem como objetivo levar aquela pessoa a conhecer o verdadeiro amor de Jesus. Primeiramente, nós oramos e jejuamo por ela, indo buscá-la em casa, levando à igreja, ganhando e cuidado dela, até vê-la tornar-se um verdadeiro discípulo ou discípula. Essa etapa consolida aquela pessoa para confessar a Jesus como Salvador e a torná-la um membro responsável, já integrado à célula.
Para fortalecer ainda mais essa estratégia, o líder de célula deve encorajar cada membro a apresentar o nome de três amigos ou amigas. Durante um mês, a célula, ao se reunir, deve orar por essas três pessoas de cada um. Ao mesmo tempo, esses membros são mobilizados a incluir os nomes desses natanaéis nas orações de seu TSD (Tempo Sozinho com Deus). Para ajudar na consolidação desse processo, o líder deve fazer uma escala de jejum de pelo menos uma refeição, dentre os membros que podem jejuar.
Ao final dos trinta dias, encerra-se essa coluna com um jantar que denominados de Jantar dos Natanaéis, promovido pela célula ou setor, em que todas as pessoas que são alvos de oração são convidadas para aquela noite. Tudo deve ser feito com muito estilo e excelência para causa uma boa impressão é claro.

Execução do Projeto Natanael Três:
Na abertura do jantar, o líder apresenta todos os convidados, mencionando nome por nome e depois é servido o jantar pelos próprios membros da célula, como se fossem garçons. Isso fará com que eles se sintam amados.
Depois de servirem, o líder chama os membros da célula e os apresenta, e lhe fala o real motivo daquela comemoração: tem alguém ali que os ama, e que levou os seus nomes para receber oração, e eles verdadeiramente desejam continuar como amigos, seguindo a Jesus junto com cada Natanael.
O líder pergunta se alguém ali, naquela noite, deseja fazer parte dessa nova família. Após a oração é servida a sobremesa, e nesse momento aquele amigo que é membro da célula senta-se com o Natanael, e propõe que se faça uma campanha de oração em sua cada, o GE. Ou pergunta ainda se eles já querem fazer parte desse grupo de amigos (que é a célula, mas que podemos chamar de “grupo de amigos” para facilitar a comunicação com eles, nesse momento de abordagem inicial).
Em caso de transição, os convidados devem ser limitados a no máximo três pessoas. Você pode perguntar: Por que? Se há tantas pessoas que ainda não estão na célula e que desejam fazer parte dela?
A resposta inclui várias razões. Uma delas é que se em uma célula com 10 membros, cada membro levar três convidados, já seriam ao todo 40 pessoas. Nesse caso, já estaríamos criando um problema ao invés de uma solução. Pois não é recomendável ter várias pessoas em um ambiente limitado (casa, apartamento)
Outra razão é que não daria para fazer uma célula em tempo normal, deixando, assim, várias pessoas sem participar.
Outro agravante seria com relação ao discipulado. Entendemos que se uma pessoa começa com três, quatro ou mais pessoas, mais cedo ou mais tarde, essa pessoa que está liderando se sentirá sobrecarregada, pois ela ainda não está adaptada a esse modelo.


AS4COLUNASMDA
Extraído do Livro “As quatro colunas do MDA” – Rone Feijão, MDA Publicações, 2014.
Se deseja saber mais sobre o assunto, clique na imagem abaixo e adquira o livro.


Fonte: http://portalmda.com/serie-projeto-natanael-tres-e-quando-a-igreja-esta-no-processo-de-transicao-parte-4/